Qigong dos 5 animais
O Jogo dos Cinco Animais têm uma longa história e são consideradas uma prática típica e tradicional do Qigong chinês.
Ao imitar as posturas, movimentos e porte dos animais, juntamente com suas atitudes correspondentes, os praticantes experimentam a abertura dos canais e vasos, fortalecem dos órgãos internos e ativação das articulações. Esta forma harmoniza firmeza e suavidade, incorpora a ferocidade do tigre, a gentileza do pássaro e a agilidade do macaco.
É adequado para pessoas saudáveis, bem como para aqueles com doenças crônicas do sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, locomotor e digestivo. Pacientes com estagnação do Qi devido ao vazio do baço, gastrite crônica, ulceração péptica, hipertensão arterial, constipação, bronquite crônica, artrite e aumento da próstata podem ver os seus sintomas aliviados após uma prática longa.
Este estilo pode ser praticado na sua totalidade ou os alunos podem escolher seções específicas para praticar. A intensidade e a duração também não são fixas, tornando este exercício bastante flexível. É melhor praticar até que o corpo aqueça e ocorra transpiração moderada.
O Qigong do Jogo dos 5 Animais, também conhecido como Wu Qin Xi, é uma forma de Qigong criada por Hua Tuo, um médico chinês que viveu durante a dinastia Han (206 a.C). Hua Tuo desenvolveu o Wu Qin Xi inspirado nos movimentos dos animais, com o objetivo de promover a saúde e prevenir doenças.
O Wu Qin Xi tornou-se muito popular ao longo dos séculos. Hoje, o Wu Qin Xi é praticado em todo o mundo como uma forma de exercício terapêutico e preventivo, que combina movimentos suaves e respiração profunda para melhorar a circulação sanguínea, a flexibilidade, a força muscular e a coordenação.
No livro Hou Han Shu (história da dinastia Han), podemos encontra, a primeira referência histórica sobre esta prática:
“Hua Tuo disse a Pu: “O corpo humano precisa de trabalho físico e movimento, mas não ao extremo. O movimento ajuda na digestão e ativa a circulação sanguínea. Assim, pode prevenir doenças, assim como a dobradiça de uma porta não apodrece. Os antigos imortais praticavam “pendurar o urso” e “virar a cabeça como uma coruja” para alongar e relaxar a cintura, o corpo e as articulações em busca da longevidade. Eu tenho uma técnica chamada Jogo dos 5 Animais, baseada no tigre, veado, urso, macaco e pássaro. Esta prática cura doenças, beneficia os membros e faz circular o Qi. Quando se sentir mal, escolha um movimento animal para praticar. Suar um pouco resulta numa tez rosada, corpo ágil e bom apetite. Pu praticava a rotina e tinha olhos e ouvidos aguçados e uma dentição completa na casa dos noventa.”
Enquanto pratica este set, relaxe e mantenha a mente no Dantian. Respire uniforme e suavemente para unificar o corpo e o espírito. Ao praticar o urso, deve apresentar sua natureza, que embora pesada é leve nos pés e corajosa. Ao praticar o tigre, deve incorporar o seu comportamento impressionante e feroz, dureza dentro da suavidade e suavidade dentro da dureza. Ao praticar o macaco, deve expressar a sua agilidade e vivacidade. Ao praticar o veado, deve incorporar a natureza calma e terna do veado por meio de movimentos suaves. Ao praticar o pássaro, deve expressar sua capacidade de voar alto. Desta forma, pode-se unir ao corpo e espírito de cada animal.
Tigre
Fígado – Madeira – Primavera
O Tigre é o rei de todos os animais, simboliza a coragem e ajuda a construir formas positivas de energia assertiva.
Para ser executado vigorosamente, mas com suavidade interior.
Benefícios gerais: Este exercício treina tanto a estrutura externa quanto o Qi interno e, assim, beneficia a essência, o Qi, o espírito, os tendões, os ossos e a medúla. Além disso, melhora o Qi do pulmão, beneficia os rins, regula o sistema nervoso central e é muito eficaz na prevenção e tratamento da bronquite.
O Tigre lavanta as patas
Este movimento estimula o fígado, pelos movimentos oculares fixos, alonga e fortalece os tendões das mãos.
Aumenta a circulação do Qi no Sanjiao (cavidades torácica e abdominal). O fígado também nutre o fluxo e armazenamento de sangue e fortalece a medula óssea.
Aumenta consideravelmente a força das mãos, o poder de agarrar. Assim como a circulação sanguínea nas mãos. Fortalece o sistema pulmonar através da respiração profunda.
Pontos-chave: Concentre-se no tronco enquanto os braços se levantam passando pelo abdômen, tórax, pescoço e cabeça, mantendo a coluna direita. Procure um ciclo de expansão e compressão no abdômen e no peito enquanto flui pelo movimento. Observe as mãos durante o movimento.
Capturar a presa
Fortalece os rins e a vesícula ao alongar a coluna lombar. Nutre e equilibra o qi no Du Mai (meridiano do governador) e Ren Mai (meridiano da concepção). Limpa os 12 meridianos. Nutre os rins. Aumenta a circulação sanguínea, produz uma profunda flexão e extensão da coluna vertebral, desenvolve mobilidade na região lombar, massageia os órgãos internos.
Pontos-chave: Concentre-se na estabilidade da parte inferior do corpo, progredindo de uma postura de cavalo para uma postura vazia com mudanças no seu centro de gravidade. Concentre-se na cintura ao guir o movimento dos braços, criando dois círculos verticais enquanto levanta os braços acima da cabeça.
Veado
Rins – Água – Inverno
O Veado simboliza elegância descontraída, beleza, fluidez de movimento e plena consciência.
Benefícios gerais: Este estilo alonga e exercita a coluna para alongar os tendões e canais energéticos e abre o vaso regulador.
Além disso, massageia as vísceras para fortalecer o Qi do estômago e promover o peristaltismo gastrointestinal e, portanto, tem um efeito notável na diarréia crônica, constipação, doenças da próstata, doenças cardíacas e bronquite crônica.
Bater com os chifres
Nutre e fortalece os rins alongando-o ao redor da cintura e da região lombar. Equilibra o Qi no Du Mai e Ren Mai. Relaxa o sistema nervoso central e fortalece a circulação sanguínea na coluna. Produz flexão lateral, extensão e rotação da coluna vertebral. Fortalece a parte inferior das costas e os músculos da cintura.
Pontos-chave: Concentre-se na cintura, rins, lombar e cóccix. O movimento é conduzido a partir da cintura, os ombros estão relaxados e conectados à cintura. Um erro é deixar os ombros liderar o movimento. O foco secundário é comprimir e expandir a cintura lateral.
O Veado corre pela floresta
Nutre e fortalece os rins alongando-se ao redor da cintura e da região lombar. Abre e estimula o Ming Men (DU-4). Nutre e equilibra o Qi no Du Mai (meridiano regulador). Estimule o qi nos canais meridianos 3 yin e 3 yang no pulso/mão para auxiliar o pescoço e os ombros. Produz flexão e extensão da coluna. Rotação em espiral dos ombros e braços. Fortalece e relaxa o pescoço, ombros, cintura e coluna vertebral.
Pontos-chave: Concentre-se na cintura, rins, lombar e cóccix. Crie duas formas de arco, uma horizontal (braços) e uma vertical (coluna) à medida que avança para a altura do movimento. Isso flexiona a coluna estimulando os músculos e tecido conjuntivo na cintura, costas, região lombar e sacro.
Urso
Baço – Terra – Fim de Verão
O Urso é o símbolo de força, poder e sabedoria curativa.
Benefícios gerais: Este exercício serve para acalmar o Qi do fígado, fortalecer o baço, estômago, fígado e rim e melhorar o movimento dos membros e articulações. É aplicável a casos de estagnação do Qi devido a vacuidade do baço, gastrite crônica, hipertensão arterial, ulceração péptica, constipação, gastroptose e dor lombar devido a vacuidade renal.
Rodar como um Urso
Fortalece o estômago, pâncreas e baço. Aumenta a circulação do Qi no abdômen, baço e estômago. Fortaleça os rins alongando-se ao redor da cintura. Fortalece e relaxa a cintura e os músculos da região lombar. Através das posturas das mãos e dos movimentos corporais massageadores, ajuda na digestão, constipação, eliminação e apetite.
Pontos-chave: Concentre-se em criar um círculo vertical conduzido pela cintura, com as mãos, braços, ombros e cabeça seguindo o movimento da cintura. Através da rotação, o tronco segue um movimento de expansão e compressão. A parte inferior do corpo está relaxada e centrada.
Balançar como um urso
Fortalece o estômago, o pâncreas e o baço. Nutre e estimula o fígado e os rins, regula as emoções e fortalece a medula óssea. Fortalece e relaxa os músculos da cintura e da região lombar, articulações do quadril, músculos das pernas. Estimula a função do abdômen superior e inferior.
Pontos-chave: Concentre-se em criar estabilidade fluida na parte inferior do corpo, movendo o seu centro de gravidade para frente e para trás. A cintura impulsiona a rotação do corpo, que cria os braços oscilantes, ajudando a expandir e comprimir os órgãos internos.
Macaco
Coração – Fogo – Verão
O Macaco é leve, brincalhão, traz agilidade e adora brincar.
Benefícios: Este exercício tem a função de fixar e absorver o Qi do rim, ativar o Qi e o sangue e facilitar o movimento das articulações. Regula o sistema nervoso e promove suas funções de coordenação. Assim, pode tratar neurose, diarréia, constipação e osteoartrite.
O macaco lavanta as patas
Fortalece os músculos do coração. Nutre a circulação sanguínea e fortalece os vasos sanguíneos regidos pelo coração. Estimula a circulação do sangue e qi para o cérebro. Massageia o coração através da expansão e compressão. Aumenta o controle motor nas mãos e dedos. Melhora a respiração e a saúde pulmonar.
Pontos-chave: Concentre-se em criar uma postura enraizada ao levantar os calcanhares e manter a coluna e a cabeça direitas à medida que avança em direção à altura do movimento. À medida que levanta os braços, o abdômen e o ânus são puxados para dentro e libertados quando baixa.
Colher fruta
Regula a mente do coração. Os movimentos dos olhos e da cabeça ajudam a aumentar a circulação no cérebro. Equilibra as emoções, acalma o sistema nervoso central, ajudar a reduzir a depressão e a ansiedade.
Pontos-chave: Concentre-se na parte inferior do corpo, criando uma base estável que se coordena suavemente com a parte superior do corpo. A coreografia dos braços é complexa com uma variedade de movimentos, alongamentos, expansões e compressões que se repetem simetricamente em cada lado do corpo.
Garça
Pulmões – Metal – Outono
A Garça é o símbolo da quietude meditativa e da longevidade.
Benefícios gerais: Esta forma acalma o Qi do fígado, nutre o sangue, mantem o Qi limpo e elimina o Qi turvo, regula o coração, os pulmões, baço e estômago. Ajuda pessoas com tensão alta, diabetes, depressão, e ansiedadee.
Alongar-se com uma Garça
Fortalece os pulmões e estimula o meridiano do pulmão ao levantar e baixar os braços. Estimula o fluxo de Qi em todos os meridianos. Auxilia a concentrar o fluxo de Qi no Dantian inferior. Nutre e equilibra o qi no Du Mai (meridiano do governador) e Ren Mai (meridiano da concepção). Equilibra o yin yang no corpo. Aumenta a circulação sanguínea. Melhorar a respiração e a capacidade pulmonar. Ajuda na saúde pulmonar.
Pontos-chave: Concentre-se na parte inferior do corpo criando estabilidade para coordenar com os movimentos de abertura dos braços, mudando da postura da mão em bico para abrir as asas. Os braços progridem de uma postura triangular para uma postura de arco, enquanto o tronco passa por um movimento coordenado de expansão e compressão.
Voar com a Garça
Fortalece os pulmões e estimula o meridiano do pulmão por meio de movimentos de massagem e posturas das mãos. Estimula o fluxo de Qi em todos os meridianos. Massaga o músculo cardíaco e melhora a circulação sanguínea e a absorção de oxigênio. Ajuda a desenvolver o equilíbrio e a força das pernas. Melhora a respiração e a saúde pulmonar.
Pontos-chave: Concentre-se em criar estabilidade para permitir ficar numa perna com facilidade. Uma base estável garantirá que os movimentos da parte superior do corpo mantenham um fluxo uniforme de movimento. O movimento do braço flui através das articulações, relaxando os ombros e cotovelos enquanto levanta os pulsos, depois relaxar os ombros, cotovelos e pulsos enquanto os braços baixam.