Qigong Facial: A Arte do Rejuvenescimento Natural

O Qigong facial é uma prática derivada da medicina tradicional chinesa que combina técnicas de massagem e acupressão para promover a saúde e a beleza da pele. Esta abordagem holística visa não apenas melhorar a aparência, mas também equilibrar a energia vital do corpo, conhecida como Qi.

Benefícios

  • Rejuvenescimento da Pele
  • Redução de Linhas de Expressão e Rugas
  • Aumento da Elasticidade
  • Relaxamento dos Músculos Faciais
  • Alívio da Tensão
  • Prevenção de Dores de Cabeça
  • Melhora da Circulação Sanguínea
  • Nutrição das Células da Pele
  • Desintoxicação Natural
  • Equilíbrio Energético
  • Harmonização do Qi
  • Fortalecimento do Sistema Imunológico

Qigong Facial

A auto massagem facial tem vindo a ganhar popularidade no ocidente, os seus benefícios são imensos, em grande parte este conhecimento tem vindo a ganhar nome com o yoga facial e as massagens faciais do ayurveda.

Também sistemas de drenagem linfática popularizarão este tipo de auto-massagem.

No oriente, a prática é bem conhecida à alguns milhares de anos, especialmente entre o publico femenino uma vez que torna a cara mais limpida, bonita e promove rejuvenescimento natural.

No qigong e no taoismo a pratica de massagem facial ganha uma grande importância, pois a massagem facial aliada à técnica de acupressão ajuda a aliviar muitos sintomas, uma vez que promove o desbloqueio energético dos meridianos (canais de energia) que passam pela cara e cabeça.

O qigong facial e também a leitura facial são uma parte importante da medicina tradicional chinesa.

Como funciona?

Durante a nossa vida passamos por diferentes emoções, certas emoções são recorrentes no nosso dia-a-dia. Estas emoções repetitivas vão vincar a nossa cara e gerar as chamadas rugas de expressão. 

Ao passarmos repetidamente pelas mesmas emoções geramos diferentes rugas. Assim uma pessoa que passa muito tempo (meses ou anos) a sentir preocupação, inseguranças e ou medos vai ter uma ruga de expressão bem presente no centro da testa. Outra pessoa que passe muito tempo triste e ou deprimida vai ter os cantos da boca e olhos para baixo, exatamente ao contrario da pessoa que é mais descontraída e algre.

Isto são exemplos muitos simples de como as emoções afectam a nossa cara e formam as suas rugas. Neste caso o caminho é da mente para a cara, ou seja, a mente gera um pensamento, que por sua vez, gera uma emoção, estas emoções refletem-se nos músculos da cara (e também corpo).

No qigong facial, vamos fazer o caminho inverso, ou seja, da cara para a mente. 

Isto que dizer que, ao massagar os músculos da cara onde a emoção se expressa, ajudamos a cara a libertar-se dessa mesma emoção. Pois as emoções também vivem no nosso corpo físico.

Certas emoções mais pesadas vão bloquear os músculos da nossa cara e tem o potencial de gerar diferentes tipos de problemas: dores de cabeça, insónias, dor de dentes, tinnitus, entupimento do sistema respiratório, fraca oxigenação do cérebro, dores nos maxilares, bruxismo, etc.

Os benefícios da massagem facial mais evidentes são: estimula a circulação sanguínea do rosto e cabeça, promove drenagem linfática e diminui o inchaço, a aparência fica mais tonificada, suaviza as rugas de expressão, reduz drasticamente a tensão dos músculos faciais, facilita a oxigenação e a entrega de nutrientes na pela e promove a absorção do colágeno.

Os benefícios menos evidentes e aqueles que mais interessam ao praticante de qigong passam por ajudar a harmonizar as emoções, gradualmente, o praticante torna-se cada vez mais ciente quando está a usar certos músculos da cara e detecta rapidamente quais as são as emoções que esta a vivenciar, isto vai promover o mais consciência de si mesmo e maior domínio emocional.

Quando praticamos qigong e estamos demasiado sérios isso vai se refletir nos músculos da cara, que vão ficar tensos e por sua vez, espalhar essa tensão para diferentes partes do corpo.

Observe a cara dos Budhas, ou da Mona Lisa, apenas um leve sorriso, sem qualquer indicação de tensão facial, o que transmite um sentimento de serenidade, poder e sabedoria emocional.

O Qigong facial, apesar de ser uma prática simples, é poderosa. 

Praticada por milhares de pessoas no Oriente, e agora também no Ocidente, vai deixar o rosto mais leve e bonito e também vai lhe trazer mestria ao nivel das emoções.

Acupressão facial após a massagem facial.

Na prática do qigong facial, a massagem facial é apenas a primeira parte, funciona como uma preparação para o quem vem a seguir: a acupressão (do-in).

A acupressão envolve a aplicação de pressão em pontos específicos do corpo, chamados de pontos de acupuntura ou pontos de pressão ou pontos de poder. Esta técnica promover o alívio de sintomas e melhora o bem-estar geral.

A técnica de acupressão envolve a aplicação de pressão com os dedos.

Os princípios básicos da acupressão incluem a teoria dos meridianos e do Qi. O corpo possui meridianos, que são canais por onde flui a energia vital, conhecida como Qi (ou Chi). 

Manter o fluxo livre e equilibrado de Qi é essencial para a saúde. Existem centenas de pontos de pressão ao longo desses meridianos, e cada ponto está associado a diferentes órgãos e sistemas do corpo. Aplicar pressão nesses pontos ajuda a libertar bloqueios no fluxo de Qi, e a restaurar o equilíbrio.

Os benefícios da acupressão são variados. Ela é frequentemente utilizada para aliviar dores de cabeça, dores nas costas, artrite e outras dores crônicas. A pressão em pontos específicos ajuda a libertar endorfinas e aliviar a tensão muscular. 

A acupressão ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, promove o relaxamento do corpo e da mente. Além disso, melhora a circulação sanguínea e linfática, ajuda na eliminação de toxinas e promove a cura.

Na prática de qigong facial, usamos pontos específicos, os chamados pontos de poder, na nossa cara, para promover o fluxo energético e equilibrio emocional.

Efeitos

Em média, os meus alunos, após 3 semanas de prática, começam a sentir os seus efeitos.

É maravilhoso receber o seu feedback que muitas das vezes é completamente inesperado, alguns dos exemplos passam por terem noites bem dormidas e acordarem mais descansados, eliminação quase total dos ruidos internos nos ouvidos, relaxamento total do corpo após a prática, sessões de meditação mais profundas e mais significativas, uma clara sensação da energia a fluir pela cara e corpo, aumento da intuição e criatividade, e em todos os casos mais paz interior.

Como e onde praticar?

Todos os meus alunos tem livre acesso às sessões de qigong facial que ocorrem 3 vezes por semana, online, via zoom, em grupo.

Hórarios:

Terças às 14h

Quartas às 15h

Sextas às 14h